Saída de Campo para estudar as capivaras na região

Em 06 de maio, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas fizeram mais uma saída a campo para aprimoramento e complementação de seus estudos. O objetivo principal desta saída foi caracterizar a distribuição da capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) em um trecho de 1,5 km do Rio Pelotinhas, um tributário do Rio Pelotas, localizado no município de Lages. Para tanto, o trecho foi dividido em 32 partições de 50 metros cada, onde foram observados a presença ou ausência de vestígios (acúmulos fecais). O capivara é um animal adequado para fazer este tipo de estimativas, pois é possível obter registros suficientes para obter um número amostral adequado à análise de distribuição. Os alunos tiveram oportunidade de deslocar-se por trechos relativamente longos através de floresta e campos, sem trilhas, de trabalhar em equipe, e de ter uma noção da existência de espécies de grandes mamíferos locais. O relatório posterior irá proporcionar aprofundamento do conhecimento. Mais informações sobre essas atividades estão disponíveis no site http://uniplac.net/~puma/UNIPLAC.html.