Escultor Lageano visita o Curso de Arte Educação

Os alunos do 1º e 5º semestres do curso de Arte Educação tiveram nesta semana a oportunidade de trocar informações sobre a trajetória artística do escultor José Cristóvão Batista. A iniciativa foi das professoras Fabiane Borba e Nanci Rosa que ministram a disciplina de Escultura. Numa conversa informal, Batista como assina seus trabalhos, relatou parte de sua história de vida, de pesquisador e de defensor da arte como manifestação histórica. O artista é o mentor e o executor do projeto dos monumentos históricos que incorporaram-se ao cenário de Lages. Este momento promoveu o contato com a arte local onde o indivíduo fortalece sua identidade, resgata a sua história e conscientiza-se com os processos de preservação dos patrimônios que a cidade possui. O depoimento de Batista reitera a concepção de que um povo sem arte é um povo sem memória inclusive ele enfatiza em vários momentos sobre a importância da arte para todos. Alguns de seus trabalhos de pequeno porte ficaram expostas na sala de aula, entre elas estudos de seus monumentos que contam fatos e lendas típicas da região de Lages.