Governador Luiz Henrique da Silveira diz: “A descentralização só ocorreu com a ajuda das universidades comunitárias como a Uniplac”

Nesta sexta-feira, 20 de abril, o Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, fez sua primeira visita oficial à Uniplac, depois da eleição da nova reitoria. Também se fizeram presentes o Senador da República Raimundo Colombo, o Deputado Estadual Elizeu Mattos, além do Secretário de Desenvolvimento Regional Osvaldo Uncini e do Ex-Secretário Francisco Küster. O início da fala do Governador Luiz Henrique foi pautado pela questão da descentralização do Governo do Estado. Para ele, as universidades comunitárias, como a Uniplac, foram de fundamental importância para o processo, já que são essas universidades que geram a inteligência regional e possibilitam a disseminação do conhecimento. Para o Governador, é de extrema importância que uma universidade como a Uniplac seja parceira do Estado no desenvolvimento de tecnologias e novos negócios com maior valor agregado. Sobre a Região Serrana, destacou a possibilidade de criação de produtos que utilizem os recursos da região, mas com maior valor agregado. Além disso, destacou a questão da biotecnologia. Segundo Luiz Henrique, Lages precisa se transformar em um pólo de biotecnologia, capaz de desenvolver produtos e conhecimento na área. O Reitor da Uniplac, Gilberto Sá, convidou o Governador para proferir uma palestra na universidade. Além de aceitar o convite, Luiz Henrique cogitou a possibilidade de trazer para a Uniplac o sociólogo italiano Domenico De Masi. Também se manifestaram o Senador Raimundo Colombo e o Deputado Elizeu Mattos. Colombo disse que vai fazer de tudo pelo sucesso da Uniplac. Já Mattos afirmou que o sucesso da Uniplac é o sucesso da região serrana.