Vara da Uniplac às vésperas de completar 4 anos, busca solução alternativa para resolver processos

Próxima de completar quatro anos de instalação a Unidade Avançada de Cooperação do Campus da Uniplac, que iniciou seus trabalhos em primeiro de abril de 2003, efetivou uma parceria inédita para tentar concluir mais um número elevado de processos. Em uma filosofia de trabalho diferenciada que busca a solução dos litígios através da conciliação, a vara aniversariante conseguiu ao longo destes anos superar todas as expectativas de resultados, contando atualmente com 1155 processos, “um número significativo se for considerado que iniciamos os trabalhos com 4.500 processos” é o que conclui o juiz Altamiro de Oliveira. No entanto, havia um grande obstáculo para solução dos processos de interdição que exigem perícias médicas, uma vez que, em razão dos processos envolverem pessoas carentes que não podem pagar honorários periciais aos médicos acabavam tendo que esperar por um longo período até que se encontrassem profissionais médicos que realizassem os exames gratuitamente. Então através de uma parceria com a coordenação do curso de Medicina da Uniplac, na pessoa da professora Cristina Subtil, conseguiu-se que os exames médicos fossem realizados no sistema de mutirão junto ao Centro de Ciências da Saúde da Uniplac, sem quaisquer ônus às partes dos processos. O escrivão Alexsandro Postali explica que foram separados todos os processos de interdição que necessitavam de perícia e foram marcados 30 exames em 10 dias. Esta parceria é interessante para todos porque resolve um problema para a vara da universidade, fornece subsídios para a prática do curso de medicina e principalmente propicia às partes uma solução mais célere de seus processos. A professora Cristina Subtil comenta que “esta atividade entrosa os diversos setores da UNIPLAC, possibilita o desenvolvimento da multidisciplinariedade e, dentro de pouco tempo, servirá também como subsídio de prática a acadêmicos do curso de medicina”.