Extensão da Uniplac e prefeituras da região mobilizam-se para promover Permacultura

Na noite de quarta-feira aconteceu, na Sala dos Conselhos da Uniplac, uma reunião para tratar do Projeto Mandala, desenvolvido pela Extensão da universidade em parceria com prefeituras da região. Entre os presentes estavam o prefeito Firmino Aderbal Chaves Branco, de Campo Belo do Sul, o prefeito Antonio Moacir Darol, de Frei Rogério, e o prefeito Luiz Paulo Farias, de Ponte Alta, além do reitor da Uniplac, Gilberto Sá, do coordenador do projeto, professor Domingos Pereira Rodrigues, com sua equipe, e técnicos das prefeituras participantes da ação. Após discutirem o projeto, planejou-se a promoção de uma feira de produtos agroecológicos para estimular o intercâmbio entre produtores e consumidores desses produtos. Como resultado concreto dessa conversa, os participantes decidiram criar uma comissão, composta de representantes da três prefeituras, da Amures e da Uniplac, para organizar a abertura da feira em caráter experimentall. A idéia é estabelecer parceria entre a Uniplac e a Associação de Produtores dos municípios envolvidos. A comissão iniciará os trabalhos no dia 28/02, quarta-feira próxima. Esta parceria se originou da Metodologia Mandala, que consiste na criação de uma nova concepção entre os agricultores da região, para promover a permacultura, que é o fortalecimento da agricultura familiar. Assim, a Extensão da Uniplac, junto com seus parceiros, promove o desenvolvimento da micro-produção sustentável, uma das muitas faces do desenvolvimento regional pelo qual a universidade comunitária é responsável.