Acadêmico de Matemática da UNIPLAC faz curso no IMPA

O aluno Aldo Vieira Pinto sempre obteve um desempenho escolar acima da média e é destaque na comunidade serrana desde que, aos 14 anos, ingressou na UNIPLAC, no curso de Matemática. Atualmente, ele está realizando estudos complementares em sua área no curso de verão oferecido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. O IMPA foi a primeira unidade de pesquisa criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e visa ao estímulo da pesquisa científica em matemática e à formação de novos pesquisadores, como Aldo. É considerado hoje o instituto de matemática de maior prestígio da América Latina, por seu padrão científico semelhante ao das melhores instituições dos países desenvolvidos. Segundo o coordenador do curso de Matemática da UNIPLAC, professor Ailton Durigon, é bastante relevante o fato do aluno lageano ter sido aceito no IMPA. “Cada vaga oferecida em cursos promovidos por essa instituição é muito disputada, não só por alunos brasileiros mas também por estudantes de vários países”, comenta. Como em 2007 o aluno Aldo colará grau no curso de Matemática, ele já manifestou a pretensão de aproveitar os créditos das disciplinas que está cursando no IMPA para um futuro mestrado.