Uniplac no Seminário Internacional de Controle do Tabaco

A Universidade do Planalto Catarinense foi a única instituição de ensino de Santa Catarina presente no Seminário Internacional “Controle Social do Tabaco”, que aconteceu recentemente em Brasília. A Aliança de Controle do Tabagismo promotora do seminário é a antiga Rede Tabaco Zero, criada em 2003 e que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil entre associações médicas, comunidades científicas, ativistas e pessoas interessadas em coibir a expansão da epidemia tabagista. Na oportunidade, a representante da Uniplac Marcia Costa, da Coordenação de Extensão Acadêmica, teve oportunidade de apresentar algumas das ações que a Universidade desenvolve junto a comunidade universitária no sentido da redução gradual do tabagismo em seus ambientes. A Uniplac conta com uma Comissão de Controle do Tabagismo, que dentre outras ações aplicadas garantiu a condição de “Ambiente Livre de Cigarro”. Essa medida, garantida por ato interno, condições para que essa comissão tome medidas como delimitação de áreas para fumantes e proibição de fumo em áreas fechadas, além de campanhas permanentes de sensibilização.