Uniplac e Cáritas promovem inclusão social de jovens

Em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense, a Cáritas Diocesana de Lages vem trabalhando no Projeto de Inclusão Digital e Protagonismo Infanto-Juvenil. Essa ação possibilita o aprendizado de informática básica e formação comunitária aos adolescentes e jovens dos diferentes bairros da cidade onde existem Cáritas Comunitárias. Um exemplo concreto resultante desse projeto é o que os adolescentes e jovens dos bairros Itapoã e Vila Esperança estão fazendo, o controle do recurso público, detectando se o orçamento está sendo aplicado, o que de direito deve ser. Para exercer melhor este controle são realizados trabalhos de campo com visitas e registros das comunidades envolvidas. Nos núcleos onde funcionam as Cáritas Comunitárias os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Unipac atuam, na qualidade de educadores. Nessa etapa de cursos participaram as acadêmicas Elisa Weiss, Mônica da Silva, Mariany de Souza e Giliane Viecicinski, num trabalho voluntário como educadoras, sob a coordenação de Márcia Boell, idealizadora do projeto. Na perspectiva de incluir digitalmente e formar cidadãos e cidadãs, esse curso reúne adolescentes e jovens de todas as localidades onde a cáritas se faz presente. “Através do mesmo, adolescentes e jovens são estimulados a tornam-se protagonistas de suas vidas em favor de uma transformação social. Interagem, informam-se e produzem resultados positivos para suas entidades cáritas, deixando de ser simplesmente coadjuvantes da vida social e política do local onde moram”, ressalta Márcia Boell.