Uniplac na Mostra Tecnológica do Senai

No período de 17 de novembro a 01 de dezembro o Senai de Lages promoveu a 2ª Mostra Tecnológica, evento prestigiado pela Universidade do Planalto Catarinense, que oferece o curso de Tecnologia em Processos Industriais Eletromecânicos em parceria com o Senai. O professor Gilberto Sá, reitor eleito da Uniplac foi uma das autoridades convidadas pela direção do estabelecimento para visitar a Mostra Tecnológica, evento que tem a finalidade de promover o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre os alunos, professores e técnicos da instituição com segmentos da comunidade, como escolas, universidades, organismos da administração pública e empresas. Projetos Integradores de conhecimento Com relação à mostra e exposição dos projetos integradores, por exemplo, alunos do 6º módulo do curso de Tecnólogo em Operação de Processos Industriais Eletromecânicos – realizado pelo Senai em parceria com a Uniplac, tiveram oportunidade de apresentar projetos desenvolvidos no transcorrer do semestre em curso. Em cada um dos sete diferentes módulos (ou semestres) do referido curso, os alunos são desafiados e estimulados pelos professores/instrutores a conceber e montar diferentes projetos, que precisam integrar conhecimentos das diversas disciplinas ou áreas como Mecânica, Eletrônica, Elétrica, Hidráulica, Pneumática e Automação Industrial. Um dos grupos, por exemplo, apresentou um selecionador robotizado, ou seja, um equipamento que serve nas empresas para selecionar objetos e/ou produtos por tamanho. Outro grupo mostrou uma bancada para monitoramento de vazão, que serve para medir e monitorar a vazão de qualquer fluído no processo industrial e/ou comercial. Um terceiro grupo de alunos montou um servo mecanismo para determinar a posição de um equipamento automatizado, podendo ser programado para até cinco diferentes posições. Por fim, um último grupo do referido curso preparou uma prensa pneumática, que serve para o empacotamento de madeiras de diversos tamanhos e/ou de outros produtos na linha industrial. Todos esses projetos integradores de conhecimento foram apresentados aos visitantes e, na oportunidade, o professor Gilberto Sá foi informado sobre os detalhes técnicos de cada projeto.