Acadêmicos de Sistemas de Informação defendem trabalhos finais

No período de 04 a 08 de dezembro acontece na Uniplac o Seminário de Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Informática e Sistemas de Informação. O evento destina-se a apresentação dos TCCs concluídos no semestre e avaliação final dos mesmos. É uma apresentação detalhada do que foi desenvolvido, seguida de etapa de defesa do trabalho, onde a banca poderá fazer questionamentos a respeito do trabalho. A programação tem início a partir das 8h com apresentação do TCC Sistema de monitoramento de iluminação predial via Web por Kleber Elias Pereira. Sistema de monitoramento de um esteira didática via Web, com Thiago Galli Raddatz. Sistema de controle e monitoramento de velocidade de motores de indução, com Fabiano Moretto Bottega. Sistema misturador de tintas a partir de cores primárias, com Claudinei Alves de Barros. Sistema de aquisição de dados de um processo industrial, com Jorge Luis Machado. Na terça-feira, dia 05, as Bancas de TCC II na Sala de Projeção do CCJ: Sistema para a validação de ontologias, com Hernani Alves Melo. Sistema tutor inteligente para auxiliar no processo de alfabetização, com Karen de Fátima Guedes. O uso dos padrões web para o desenvolvimento de aplicações para a Internet, com Elisa Miranda Weiss. Portal turístico adaptativo baseado em ontologias, com Sebastião Amarildo da Silva. Ferramenta computacional de apoio ao processo de ensino-aprendizagem dos fundamentos de programação de computadores, com Aguinaldo Antonio Schuvartz. Na quarta-feira, dia 06, também na Sala de Projeção do CCJ: Projeto de implantação de CRM (Customer Relationship Management) para empresa de comércio de materiais esportivos, com Rosana Fontana Borges. Segurança em Web Services com Java, apresentado por Fernando Luiz Parisotto. Coleta de dados para detecção de intrusão: uma abordagem utilizando RMON, com Leandro Menegazzo Ribeiro. Marcação semântica em uma aplicação Web, com Cristiane Aparecida Alves. Proposta de modelo para desenvolvimento de software, com Fernando Sagaz Melo. Proposta de uma metodologia para avaliar o grau de inovação tecnológica das empresas desenvolvedoras de software na cidade de Lages, com Chayane Cristina Costa Santos. Divulgação e publicação de mapas digitais interativos com ALOV Map, por Diego Roberto Melo. Dia 07, quinta-feira: Museu Virtual Malinverni Filho por Patrícia Cris Patricio Gobetti. Sistemas de recuperação de informações para uma biblioteca virtual, por Robson Kucki.Integração de sistemas desenvolvidos nas plataformas JSE, JEE e JME, por Evaldo Piton Lancini. Sistema Tutor Inteligente para auxílio na alfabetização de crianças surdas em um contexto bilíngüe, por Israela Peixer Lorenzini. Sistema de informações para museus, por Gleber Manoel Althoff e Desenvolvimento de jogos com JME, por Fernanda Elise Moretto. Encerrando a programação de TCCs, na sexta-feira, dia 08: Bulário Eletrônico, por Larisse Carvalho Fernandes. Apresentação de um método para desenvolvimento de ontologias a partir de generalizações dos métodos existentes, por Felipe Miguel Sclengmann. Sistema para registro de requisitos, por Jader Luís Muniz. Software para otimização do desdobro da madeira, por Miguelangelo Domeneghini e Sistema móvel de logística e distribuição, por Marco Aurelio Bogo.