Equipes da região garantiram a maioria dos prêmios da VIII Olimplac

Quem teve a oportunidade que estar na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) neste sábado (17), presenciou a movimentação feita pelas equipes que participaram da oitava edição das Olimpíadas de Matemática da Uniplac (Olimplac). Eles somaram, dividiram, multiplicaram e subtraíram em provas e desafios, e quem acabou levando a maioria dos prêmios das Olimpíadas foram as escolas de Correia Pinto e São José do Cerrito. Das seis melhores colocações, os dois municípios ficaram com quatro. Com o maior número de pontos das escolas públicas ficou a equipe Los Pirad, de São José do Cerrito; Pissomaticos, de Correia Pinto, ficou em segundo lugar e Pikaretas, também do Cerrito, com a terceira colocação. Representando as escolas particulares, quem atingiu a maior pontuação foi o grupo 8ª Lição de Vida, do Colégio Bom Jesus, de Lages; o segundo lugar foi para os alunos do Complexos da Ziquizina, do Colégio Motivação, de Correia Pinto, e o terceiro colocado ficou com a equipe Stigma, do SENAI. Os primeiros lugares garantiram para sua escola um prêmio de R$ 500. Já os segundos colocados levaram para casa R$ 200, e os terceiros, medalhas e troféu. Todos os participantes receberam medalhas e troféu pela participação. Quem também acabou lucrando foram os acadêmicos do último semestre do curso de Matemática. Estes ganharam em experiência como afirma a estudante Miriani Salon Atanásio. “Conseguimos atingir nosso objetivo, que era o de divulgar o conhecimento matemático misturado a muita diversão”. Ela salienta ainda que, graças ao apoio dos professores e dos acadêmicos dos cursos das Engenharias e de Biologia, tudo saiu como planejado. A nona edição das Olimplac está marcada para o segundo semestre de 2010.