Biologia quer Uniplac mais “verde”

Em plenas férias do mês de julho, alunos e professores do curso de Ciências Biológicas encontraram tempo e disposição para deixar a Uniplac mais “verde”. Na tarde de segunda-feira (24/07), munidos de ferramentas de jardinagem, Alisson Albino, André Murara, Cláudia Lopes e Franceine Godoy, acadêmicos bolsistas e voluntários, sob orientação da professora Estelamaris Agostini plantaram mais de trinta espécies nativas numa área do campus do bairro Universitário. Esse projeto, que está em plena execução, teve início com a germinação de sementes no viveiro/estufa que o curso mantém junto ao Esquadrão de Polícia Montada, e agora já está na fase do plantio das espécies cultivadas. “Para isso contamos com a disposição, não apenas dos acadêmicos bolsitas, como também de voluntários para para arborizar o campus da Uniplac”, salienta a professora Estelamaris. Nesta fase, há cada semana um grupo de alunos faz o plantio num espaço determinado. “Já plantamos mudas no jardim existente entre os blocos 01 e 02 e agora estamos arborizando esse espaço – próximo ao portão de saída, o qual pretendemos que seja um pequeno bosque”, diz a professora Estela. Dentre as espécies que o grupo plantou no mini-bosque estão araucárias, ariticum, goiaba serrana e ingá, com destaque para o araçá, espécie na qual Cláudia Lopes, acadêmica do 8° Semestre dedica atenção especial. Cláudia tem bolsa de iniciação à pesquisa e seu estudo é sobre essa espécie nativa, que é uma árvore frutícula, cujas sementes são abundantes no viveiro/estufa, “e queremos aproveitar para disseminar seu cultivo, já que mesmo o Araçá sendo uma fruta saborosa, não é comercializada nos mercados, como acontece com o Assaí, fruta do Amazonas que hoje é comercializada em todo o país”, diz Cláudia. Para Alisson Albino, acadêmicos bolsista que está no 4º Semestre, o trabalho é gratificante, pois além de conscientizar a comunidade acadêmica e a população em geral, vai possibilitar que a Uniplac tenha mais áreas verdes e se torne muito mais bonita, “além da satisfação de nós, futuros biólogos, podermos ter participado deste processo de plantio de espécies nativas aqui no campus”, ressaltou Alisson.