Ministério do Meio Ambiente destina R$ 6 milhões para Mata Atlântica

O MMA - Ministério do Meio Ambiente anunciou a destinação de recursos na ordem de R$ 6 milhões para a criação de unidades de conservação federais, estaduais, municipais e privadas, implantação de corredores ecológicos, plantio de florestas, pesquisas e promoção do ecoturismo na Mata Atlântica. Os recursos são da Cooperação Alemã e do próprio MMA e servirão para projetos que serão executados por organizações civis sem fins lucrativos. Essas poderão realizar parcerias com instituições públicas e de ensino e pesquisa. Nesse sentido, estão em Lages os técnicos do Ministério do Meio Amiente Zaré Brum e Luiz Fernando Barros, os quais estão ministrando Oficina de Capacitação em elaboração de projetos para o PDA Mata Atlântica. A oficina, que acontece nesta terça e quarta-feira (25 e 26/07), na Uniplac, reúne entidades governamentais, ONGs, cooperativas, sindicatos e universidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com a finalidade apresentar o edital de chamada para projetos de recuperação da Mata Altântica. A Mata Atlântica, Patrimônio Nacional de acordo com a Constituição, cobria originalmente mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do território brasileiro. Se estendia total ou parcialmente por dezessete estados, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Hoje, a floresta está reduzida a cerca de 8% de sua área original. Além de ser um dos biomas mais ricos do mundo em biodiversidade, tem importância vital para mais de 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio.