Obra destaca novo conceito em recursos humanos: e-RH

Recursos Humanos Eletrônico (e-RH) é um dos mais avançados processos na gestão de pessoas dentro das organizações. Com essa visão, um grupo de pesquisadores da área de Gestão de Pessoas da Escola de Administração da UFRGS e a professora Erlaine Binotto, da Uniplac, vêm estudando as implicações dos processos de Recursos Humanos Eletrônico desde 1998. Com 320 páginas, o livro teve organização das professoras Marina Keiko Nakayama, Bianca Smith Pilla e Erlaine Binotto. A maioria das pesquisas foi realizada em empresas localizadas no Brasil e divulgadas através de congressos e revistas científicas no Brasil e exterior. “Organizamos este livro contendo três blocos temáticos. O primeiro trata de trabalho e virtualidade. O bloco seguinte contém capítulos sobre e-learning, que é hoje uma alternativa para a capacitação de pessoas nas organizações e que utiliza tecnologias da informação e da comunicação. Por fim, o último bloco do livro contempla outros processos de RH Eletrônico, com capítulos sobre a avaliação de desempenho através da intranet, o recrutamento e seleção on-line e o Recursos Humanos Eletrônico em si”, salientou a professora Erlaine Binotto. Na área de Recursos Humanos “são requeridas idéias criativas, ações rápidas e uma constante adaptação às mudanças tecnológicas. Todas estas transformações trazem a necessidade de alteração dos processos organizacionais e, portanto, da gestão de Recursos Humanos, que precisa estar mais próxima da estratégia do negócio”, destaca a professora Erlaine. É neste contexto que surgiram as práticas apoiadas por recursos tecnológicos na área de Recursos Humanos, as quais denominamos de Recursos Humanos Eletrônico, também conhecido por e-RH, ou, do termo em inglês, e-HR. Estas práticas influenciam a comunicação interna nas organizações através de sistemas de informações elaborados com softwares especializados; a forma de recrutar e selecionar através do recurso on-line, disponibilizando informações tanto para os candidatos quanto para as empresas; o treinamento a distância com tecnologias cada vez mais sofisticadas; a avaliação de desempenho através da intranet; e o próprio trabalho, com as modalidades de teletrabalho, equipes virtuais e comunidades virtuais. A obra pode ser encontrado na livraria da Uniplac.