UNIPLAC / Capacitação de agentes de saúde do bairro Centenário

Em parceria com com a Secretaria Municipal de Saúde, o grupo do projeto de extensão da Uniplac “Acompanhamento Domiciliar da Gestante de Baixo Risco Frente ao Trabalho de Parto”, promoveu uma oficina de capacitação dos agentes de Saúde do bairro Centenário. A capacitação, realizada no último dia 5 último, foi focada na promoção da saúde de gestantes em trabalho de parto. Dentre as estratégias desenvolvidas durante o encontro foram realizadas dramatizações e problematização dos temas abordados, com efetiva participação dos envolvidos. Estiveram presentes os professores e bolsistas do grupo Nupeasmi (Núcleo de Pesquisa e Extensão e Apoio à Saúde Materno-Infantil) do curso de Enfermagem, bem como a equipe de Saúde da Família do bairro Centenário. Segundo a coordenadora do projeto Daniela Linhares, a equipe demonstrou grande interesse nos temas desenvolvidos e aplicados durante a capacitação, “o que nos faz acreditar que colheremos resultados positivos no desenvolvimento deste projeto, visando oportunizar uma assistência diferenciada às gestantes e à comunidade assistida”, salientou Daniela. Enxoval do bebê O Grupo Nupeasmi recebeu, na última semana, cerca de 170 novelos de lã, cujo material foi doado por acadêmicos bolsistas da Uniplac. Esse material foi entregue durante a oficina de capacitação para a equipe do PSF do Bairro Centenário, para ser distribuído para as moradoras da comunidade. Os novelos serão utilizados para confecção de roupas para os recém-nascidos das gestantes que participam do projeto de extensão da Uniplac. Segundo a enfermeira do PSF Magali Tagliari, as peças serão confeccionadas pelas próprias mulheres da comunidade durante o mês de julho e no início do mês de agosto estarão disponíveis para a doação. “será de grande importância para as famílias beneficiadas, pois muitas delas não têm condições financeiras para fazer um enxoval do bebê”, diz Magali Tagliari.