Convênio Uniplac e Governo Estadual vai formar agentes de desenvolvimento

Em parceria com instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe, o governo do Estado implantou o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional. Específicamente, o programa oferece bolsa de estudo de 70% para o acadêmico selecionado, que em contrapartida, deverá participar de um curso superior seqüencial em desenvolvimento regional. Este curso consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico das áreas de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR-SC). De acordo com o convênio celebrado entre o governo estadual, através das SDRs de Lages e de São Joaquim e a Universidade do Planalto Catarinense, deverão ser selecionados um total de 80 estudantes, sendo 40 para cada regional. O curso seqüencial em desenvolvimento regional terá duração de seis semestres, funcionando aos sábados. Para tanto, a inscrição dos interessados será feita por edital e a seleção por sorteio, obedecendo os pré-requisitos básicos como: estar matriculado em um curso de graduação da Uniplac, ser oriundo de escola pública (ensino médio) e residir no mínimo dois anos em um dos municípios de abrangência das SDRs (Lages/São Joaquim). Com isso o programa estará formando agentes capazes de traçar e implementar estratégias de gestão, gerenciar programas, projetos, liderar equipes e serem agentes empreendedores de desenvolvimento.