Projeto de Extensão da UNIPLAC Integra Estudantes Bolsistas e Comunidade

Em 2024, a Uniplac deu início ao projeto "Escritório Modelo de Assuntos Integrados", em parceria com o Projeto de Extensão DERP – Direito e Engenharia Regularizando a Propriedade, com o objetivo de atender à comunidade hipossuficiente em casos de regularização fundiária. Os projetos são coordenados, respectivamente, pelas professoras Paula A. W. Andrade, do curso de Engenharia, e Ana Mirian, do curso de Direito, integrando múltiplas áreas do conhecimento.

O Projeto DERP, já existente no curso de Direito desde 2013, desenvolvia suas atividades com alunos bolsistas em parceria com o curso de Engenharia Civil. No entanto, desde 2020, estava paralisado devido à falta de técnicos capacitados para realizar os levantamentos de campo. Com a integração do Escritório Modelo e a adesão ao Programa Universidade Gratuita, o projeto ganhou novo fôlego, permitindo que novos bolsistas participem ativamente das atividades, cumprindo suas horas de envolvimento nas diversas etapas, tanto jurídicas quanto técnicas.

As reuniões e estudos ocorrem tanto na Uniplac quanto no Escritório Modelo das Engenharias e Arquitetura, assim como no EMAJ – Escritório Modelo de Assistência Jurídica, do curso de Direito. As equipes de Engenharia, Arquitetura e Direito realizam visitas de campo às casas e terrenos dos requerentes para efetuar as medições e marcações necessárias. Posteriormente, os dados coletados são usados para elaborar mapas e memoriais descritivos, que são fundamentais para o processo de regularização. Após essa etapa, a equipe do curso de Direito dá continuidade aos trâmites legais, assegurando que a comunidade receba o suporte necessário para regularizar suas propriedades.

“A integração entre os cursos de Exatas e Direito proporciona uma abordagem completa e eficaz para os moradores que precisam regularizar suas propriedades. O nosso trabalho em campo complementa o trabalho jurídico, e isso é o diferencial do nosso projeto”, afirma a professora Paula A. W. Andrade.

O Escritório Modelo de Assuntos Integrados e o Projeto DERP, além de promoverem a regularização fundiária, oferecem uma valiosa oportunidade de aprendizado prático para os estudantes bolsistas. Estes participam ativamente de todas as fases do projeto, reforçando o compromisso da Uniplac em atender a comunidade local e unir diferentes áreas do conhecimento em prol do desenvolvimento social e urbano da região.

Publicado em 24/09/2024.