MEDICINA / Acadêmicos da Uniplac entregam trabalho para Ministro da Saúde

Durante três meses os acadêmicos do curso de Medicina da Uniplac Rodrigo Comnisky, Carolina Cecília Coelho, Vanessa Beatriz de Almeida e Thiago Fabrício de Mello estiveram nas dezenove unidades de Saúde da Família conveniadas com a Uniplac coletando dados para uma pesquisa. Com esses dados, o grupo elaborou o trabalho “A relação SUS – Universidade – Comunidade”, o qual foi entregue pessoalmente ao ministro da Saúde José Agenor Alvares da Silva. A entrega aconteceu durante a realização da I Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no SUS – Expogest, que aconteceu em Brasília-DF recentemente, com a participação de mais de 3.500 pessoas, entre ministros, secretários estaduais de saúde, universidades, gestores de saúde e demais órgãos governamentais. Além do contato com o ministro da saúde, o qual confirmou sua presença em Lages, para a inauguração do SAMU, o trabalho dos estudantes da Uniplac foi apresentado em quatro “Rodas de Conversa”, que são reuniões com grupos de participantes da Expogest, também no Museu de Fotos e stands para banners. Esse projeto tem como base as experiências vivenciadas pelos estudantes do curso de Medicina da Uniplac que são inseridos desde o primeiro ano na comunidade, onde exercem atividades semanais com a população. Sobre a participação no evento, os estudantes Carolina Coelho e Rodrigo Comnisky ressaltam que “a Medicina da Uniplac mostra mais uma vez seu alto conceito em âmbito nacional, onde se destaca pelo compromisso social com a comunidade, focalizando experiências de diversificação de cenários no processo de ensino-aprendizagem. E na Expogest tivemos a oportunidade de expor algumas dessas experiências”, dizem. “A nossa participação na Expogest foi muito importante. Através da grandiosidade do evento conseguimos expor o nosso trabalho, que teve como base as práticas realizadas no curso de Medicina e também fazer uma troca de experiências com várias entidades participantes, o que nos proporcionou trazer inovações para o curso de Medicina da Uniplac e também ações que possam melhorar a relação entre ensino-serviço-comunidade”, comentaram os acadêmicos Thiago de Mello e Vanessa Almeida.