Palestra com Daniela Boaventura aborda principais desafios do jornalismo esportivo

“Todas os planos de carreira que tracei, não aconteceram” assim começou a palestra da jornalista e apresentadora da ESPN Brasil, Daniela Boaventura, para os alunos do Jornalismo Uniplac e convidados

Uma noite especial para os acadêmicos do Jornalismo Uniplac e as pessoas apreciadoras de esportes, em especial o futebol. Assim pode ser definido o encontro com a Jornalista e apresentadora da ESPN Brasil, Daniela Boaventura, com os presentes no auditório do CCJ da Uniplac.

Em interação com os acadêmicos, Daniela destacou assuntos como o papel do streaming na democratização do acesso à cultura e transmissão de eventos esportivos, o papel do jornalismo na cobertura de jogos bem como, comportamentos que devem ser adotados em coletivas de imprensa. “Adoro esportes e este encontro foi inspirador e motivador”, revela a acadêmica da quarta fase de Jornalismo, Bianca dos Santos Costa.

Em relação a sua vida profissional, Daniela revelou que seu interesse era o jornalismo de guerra, mas sua carreira teve uma virada significativa, quando começou a trabalhar com esportes. "Não queria trabalhar com esporte; queria ser correspondente de guerra", conta. "Mas, ao me deparar com grandes eventos como a Olimpíada e a Copa do Mundo no Brasil, percebi que o esporte era minha chance de estar no centro das grandes coberturas."

Durante o bate papo Daniela destacou o preconceito que enfrentou, especialmente como mulher em um campo tradicionalmente masculino, foi a primeira mulher a comandar o “Linha de Passe”. "O estereótipo é real, mas a informação é a arma mais poderosa que qualquer jornalista pode ter", afirma. Ela acredita que estar bem informada é essencial para superar as barreiras e ganhar respeito no setor. Sua persistência foi recompensada com o reconhecimento de figuras influentes como Mauro Naves, Zinho e Oswaldo Pascoal.

Confira as fotos https://photos.app.goo.gl/bpMD8tvYnNGTphn46

Por: Central de Notícias Uniplac (CNU)

Publicado em 27/02/2024.