Literatura, Lendas e Contos Africanos e Afro-Brasileiros na Uniplac

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Uniplac, está em plena atividade e para demonstrar isso, apresenta o curso “Literatura, lendas e contos africanos e afro-brasileiros na escola”

Trabalhar a formação de professores com vistas a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas redes públicas e privadas, desde a educação infantil até o ensino superior, é um dos objetivos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Uniplac. Neste sentido, o curso “Literatura, lendas e contos africanos e afro-brasileiros na escola”, faz parte de um conjunto de atividades acadêmicas realizadas pelo NEAB.

A coordenadora do NEAB, professora Doutora Renilda Aparecida Costa explica que o curso é composto por integrantes do NEAB, no formato EAD e as inscrições terminam na próxima segunda-feira (26). “Existe uma infinidade de literatura e vários autores que trabalham com literatura afro-brasileira e por meio deste curso, apresentamos e debatemos com os professores participantes estas obras” comenta Renilda, que cita como a escritora Carolina de Jesus, autora do livro “O quarto de despejo”, que é um grande clássico da literatura. O início das aulas está previsto para 04 de setembro, indo até 04 de outubro, com carga horária total de 40 horas. A coordenadora do NEAB conta que a inclusão de obras como essa é importante para o entendimento das vivências e do cotidiano da população negra no Brasil, contribuindo para uma educação mais inclusiva e com representatividade.

Por: Central de Notícias Uniplac (CNU)

Publicado em 23/08/2024.