Arquitetura e Urbanismo uma década de inovação

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniplac comemora 10 anos de sucesso, com impacto no mercado de trabalho e inovações acadêmicas

O curso de Arquitetura e Urbanismo está comemorando uma década de existência em 2024. Marcando uma trajetória de crescimento e contribuições significativas tanto para os alunos, quanto para os setores de Construção Civil e Planejamento Urbano da região.

Criado em 2014, com a coordenação inicial dos professores Gastão Karsten Lopes e Aline Zromski, o curso se consolidou como um dos mais relevantes na área, preparando profissionais capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos da arquitetura.

“Os primeiros passos para implementar o curso foram dados em 2014, quando fui convidada a fazer parte da equipe, ainda como professora de artes”, relembra a atual coordenadora do curso, professora Kareen Cristina Zanella Diener. “Desde então, o curso cresceu e evoluiu, culminando na construção de um prédio dedicado à Construção Civil, com laboratórios específicos e toda a infraestrutura necessária para garantir uma formação de excelência”, completa.

Uma trajetória de impacto

A importância do curso vai além da infraestrutura física. com uma abordagem prática e voltada para o mercado, a formação tem sido fundamental para o sucesso de muitos egressos, como Davi Tigre de Medeiros, arquiteto e urbanista formado em dezembro de 2023. Criador da empresa Norte Arquitetura e Soluções Imobiliárias, David destaca o papel essencial que a Uniplac desempenhou em sua trajetória profissional. “Desde o início do curso, eu já tinha intenção de trabalhar com loteamentos, incorporações imobiliárias e regularizações. A formação que recebi foi excelente, com trabalhos e exercícios que me ajudaram a desenvolver as ferramentas necessárias para atingir meus objetivos”, afirma.

Mesmo com pouco tempo formado, ele já é responsável técnico por dois loteamentos e continua a expandir sua atuação na área de urbanismo, destacando-se no mercado imobiliário. Para ele, o segredo está em focar cedo na área de atuação dentro do curso: “Acredito que o mais importante dentro do curso é aproveitar cada ensinamento, mas também escolher cedo sua área de atuação e delimitar seu foco, uma vez que temos infinitas possibilidades dentro da arquitetura e urbanismo.”

Comemorações e olhar para o futuro

As celebrações dos 10 anos do curso incluem uma série de eventos que destacam a trajetória do curso e o impacto que ele teve na vida de seus alunos e no mercado de trabalho. Uma das principais atividades será a participação de egressos em painéis de discussão, onde contarão sobre suas experiências profissionais e como o curso influenciou suas carreiras. “Convidamos profissionais que atuam em diferentes áreas, desde gestão de projetos até interiores e projetos arquitetônicos, para compartilhar suas histórias e inspirar os futuros arquitetos”, explica Kareen Diener.

A programação ainda contará com uma homenagem ao professor Diego, que esteve presente durante boa parte da história do curso e será lembrado por sua dedicação e contribuição. Além disso, haverá uma palestra da SEV e da Abravidro sobre as inovações no uso de Vidros na construção civil, que promete trazer novas perspectivas e práticas para os alunos.

Essa celebração de 10 anos é mais do que um marco temporal. É um testemunho do compromisso da Uniplac com a formação de profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

A trajetória do curso de Arquitetura e Urbanismo não apenas reflete o crescimento da instituição, mas também o impacto positivo na vida de seus egressos e na comunidade ao seu redor, O futuro promete ainda mais inovações, consolidando a Uniplac como um polo de excelência na formação de arquitetos e urbanistas. A Uniplac tem a honra de convidar a comunidade acadêmica, egressos e parceiros para a celebração dos 10 anos do curso que acontecerá no dia 22 de agosto às 18:30h no auditório do CCET.

Por Central de Notícias Uniplac (CNU)

Publicado em 20/08/2024.