UNIPLAC realizou duas mil entrevistas na Festa Nacional do Pinhão

A Universidade do Planalto Catarinense, como acontece desde as primeiras edições, tem sido parceira na realização da Festa Nacional do Pinhão. Neste ano novamente a Universidade de Lages colaborou na prestação de serviços e divulgação do evento. Uma dessas ações foi a pesquisa de campo sobre a qualidade da Festa, trabalho encomendado pela Comissão Organizadora e que teve o envolvimento de dezoito acadêmicos bolsistas e mais equipe técnica do Núcleo de Informática e da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. O relatório final apontou um total de 2.008 entrevistas, que representa aproximadamente 1% do público presente e proporciona um resultado altamente confiável, dentro da metodologia da pesquisa científica. Para se ter um parâmetro dessa confiabilidade, basta lembrar que institutos nacionais de pesquisa realizam mesmo número de entrevistas com eleitores do país e a margem de erro é de 3%. Munidos de “palm tops”, os pesquisadores entrevistam as pessoas nos mais diversos locais do Parque sobre quesitos como local de origem dos entrevistados, meio de hospedagem, segurança, shows, gastronomia, horários e preços, dentre outros. Envolvendo a tecnologia que a Uniplac tem em seu Núcleo de Informática, cada pesquisa era automaticamente transferida para o computador central, onde a CCO tinha acesso e, com base no relatório final, tem subsídios para as próximas edições da festa. Outro serviço prestado pela Uniplac foi a divulgação, através do link “Clickpinhão”, no site da instituição. Foram mais de cinco mil acessos, principalmente de pessoas de outras cidades, onde estava à disposição desde a programação até fotos de cada dia da Festa. “Foi tão grande a consulta no Clickpinhao, que num dia respondemos mais de quarenta e-mails, perguntando principalmente sobre hospedagem”, salienta o técnico Alessandro Rodrigues.