Registro Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

No dia 27 de junho de 2024, o grupo de pesquisa “Coletiva Diferenças, Juventudes e Educação”, o “Laboratório de Inovação Educacional – Labin” e o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC, promoveram o evento “Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: venha celebrar a vida e o orgulho conosco”. Pessoas que se identificam como LGBTQIAPN+ e interessadas, tanto da Universidade como da comunidade, estiveram presentes no Auditório do CCJ, na UNIPLAC, para celebrar a vida.

Na abertura, a Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação falou sobre a necessidade de haver cada vez mais espaços de debate sobre os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ na Universidade. Ressaltou que as pessoas que integram os ambientes educacionais precisam respeitar todas as expressões de gênero e sexualidade presentes na sociedade. O Prof. Dr. Jaime Farias Dresch, vice-líder da Coletiva Diferenças, Juventudes e Educação, falou sobre alguns aspectos pouco discutidos sobre a luta por direitos e o Orgulho LGBTQIAPN+.

Segundo ele, a repressão do Estado e a violência policial contra grupos marginalizados (imigrantes, negros, pessoas em situação de rua, gays, lésbicas, trans) acabaram levando à Revolta de Stonewall Inn, nos EUA. Ainda que não tenha sido esta a única revolta de pessoas LGBTQIAPN+ naquela época, Stonewall produziu uma ruptura importante, colocando o Orgulho no centro das manifestações desta comunidade. Além disso, enfatizou que a história do movimento LGBTQIAPN+ precisa restaurar o papel de destaque desempenhado por ativistas como Sylvia Rivera e Marsha P. Johnson, nos EUA, bem como a luta de pessoas como Brenda Lee, uma ativista brasileira que precisa ser celebrada.

O Reverendo Bob Luiz Botelho, fundador do Evangélicxs pela Diversidade, apresentou a palestra intitulada “Entre a cruz e o arco-íris: fronteiras entre a liberdade religiosa e os direitos da comunidade// LGBTI+”. Bob Botelho, que também é consultor da ONU, abordou questões fundamentais sobre os direitos das pessoas LGBTQIAPN+, como liberdade e intolerância religiosa, Estado laico. Enfatizou a importância de transformarmos a escola num ambiente seguro para a livre expressão de crianças e adolescentes LGBTQIAPN+. Esta mensagem foi bastante relevante, especialmente, para os/as discentes das licenciaturas que estavam presentes, reforçando o papel dos/as professores/as na construção de escolas efetivamente acolhedoras.

Na sequência, foi realizada uma roda de conversa, mediada pelo Prof. Dr. Jourdan Linder-Silva, líder da Coletiva Diferenças, Juventudes e Educação. As acadêmicas Ana, Alessandra, Byllu e Lia compartilharam algumas de suas experiências de vida, suas dificuldades no percurso educacional e expectativas para a construção de uma sociedade inclusiva, que respeite as expressões de gênero e sexualidade de todas as pessoas.

A noite de celebração contou, também, com apresentações musicais. O professor Jourdan e a acadêmica Alessandra emocionaram o público com a apresentação de músicas muito especiais para a comunidade LGBTQIAPN+.

Texto: Coletiva Diferenças, Juventudes e Educação

Publicado em 28/06/2028.