Mais de três mil pessoas participam de Seminário sobre o Autismo

O 2º Seminário Regional sobre Autismo na Serra Catarinense reuniu, nesta quarta-feira, no CentroSerra, mais de três mil pessoas, entre professores e profissionais da rede estadual e municipal, de Centros de Atendimento Especializados, tanto das áreas da saúde, educação e assistência social, assim como pais e pessoas com autismo.

Com o objetivo principal, de discutir temáticas que abordam o autismo na perspectiva da Inclusão Social, ampliando estratégias para uma sociedade inclusiva, o evento trouxe na programação palestrantes de renome internacional, como Lucelmo Lacerda de Brito, que tratou do tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Diagnóstico à Intervenção: o Exemplo da Intervenção Mediada por Pares” e Carlo Schmidt, com a palestra “Parecer do Conselho Nacional da Educação dos Direitos de Estudantes com Autismo”.

Ainda na programação a psicóloga Gisele Agostini abordou o Gerenciamento de Comportamentos das Pessoas com Autismo, Vivian Oliveira trabalhou as principais dimensões para elaboração do Plano Educacional Individualizado, como avaliação das habilidades do aprendiz, desenvolvimentais e habilidades acadêmicas. Para finalizar o professor Cristian de Oliveira discorreu sobre a sua prática docente e as possibilidades de materiais e provas adaptadas para a educação especial inclusiva.

O Seminário foi organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com a Uniplac, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), a AMA Lages – Associação Amigos dos Autistas e a Apae de Lages.

O evento faz parte do “Abril Azul”, onde todo esse mês é dedicado à conscientização do TEA: o Transtorno do Espectro Autista. A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo têm TEA, sendo 2 milhões delas no Brasil. O diagnóstico precoce, o tratamento, o entendimento e respeito das pessoas a respeito deste assunto, são fundamentais para o desenvolvimento das crianças com autismo.

Publicado em 04/04/2024.