Uniplac dá início às comemorações dos seus 65 anos

Autoridades, convidados e imprensa reuniram-se na manhã desta terça-feira (02), em evento que deu início às comemorações dos 65 anos da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac.

“A história da Uniplac tem início em 19 de julho de 1959. Ali se estava dando um grande passo rumo ao desenvolvimento da Serra Catarinense com a assinatura da lei municipal n° 255. Porque hoje, quando falamos de ensino superior na serra catarinense a Uniplac é pioneira. Uma pioneira que fez e faz muito pelo desenvolvimento regional. Há 65 anos a nossa universidade contribui com a formação de pessoas, empresários, líderes e mão-de-obra altamente capacitada. São essas realizações e sucessos que queremos festejar ao longo deste ano, brindando em cada evento, em cada ação realizada, os 65 anos da Uniplac, a universidade comunitária da Serra Catarinense”, destacou o Reitor Kaio Amarante.

Segundo Sabina Lopes Ern, Gestora de Pós-graduação, Extensão, Comunicação e Relacionamento, este evento marca o início das comemorações, com a apresentação do selo e do vídeo alusivo aos 65 anos. “Estas duas importantes peças produzidas por nossa equipe de Comunicação, representam que apesar da longa história da Uniplac, estamos sempre olhando para o futuro, buscando atualizações e novas possibilidades de pesquisa, ensino e extensão”.

O selo comemorativo foi pensado para representar o momento da Universidade. “Trouxemos nele traços minimalistas e modernos nos numerais, respeitando as cores e a tipografia original do logo da Universidade. É aquele olhar para o futuro, mas respeitando a história e o nosso legado”, explica o designer Gabriel Athayde, criador do selo.

A equipe da Uniplac promete surpresas para este ano. “Ao longo dos próximos meses, várias serão as ações e eventos, para juntamente com os estudantes, professores, técnicos administrativos e toda a comunidade, celebremos a nossa Uniplac”, conclui a Professora Sabrina.

Conheça um pouco da história da Uniplac

Em 2024, a Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac comemora seus 65 anos como um marco de excelência educacional e compromisso com o progresso regional.

Sua história inicia-se em 1959, quando a Associação Catarinense de Cultura (ACC) estabeleceu as bases para o ensino superior na região, fundando as primeiras faculdades em Lages. Desde então, a instituição evoluiu significativamente, passando pela transformação da Fundação Educacional de Lages (FEL) para a Fundação Universidade do Planalto Catarinense (UPC).  Ao longo dos anos,  a  Uniplac  ampliou  sua  base acadêmica, abraçando novas áreas de conhecimento fortalecendo sua presença na comunidade. A busca pela excelência acadêmica foi evidenciada pela criação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) em 1984, seguida pelo lançamento de programas de pós-graduação em 1987. Na década de 90, a Uniplac iniciou o processo de se tornar uma universidade, alcançando o reconhecimento oficial em 1999. Ao longo de sua trajetória, a Uniplac enfrentou desafios e celebrou conquistas, destacando-se como uma instituição comprometida com o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social da região.

A migração para o Sistema Federal de Ensino em 2014 e a autorização para oferecer cursos de Educação a Distância (EAD) em 2015 demonstraram sua adaptabilidade e inovação. A Estruturação da Pós-graduação lato sensu, juntamente com a criação dos programas de Pós-graduação stricto sensu, quais sejam os Mestrados em Educação, em Ambiente e Saúde e em Sistemas Produtivos atendem às demandas na continuidade da formação acadêmica e profissional, tendo um grande avanço em 2023 com a aprovação do primeiro programa de Doutorado da Instituição, intitulado Doutorado em Ambiente e Saúde. Em 2024, ao completar 65 anos, a Uniplac reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, pesquisa de ponta e extensão comunitária. Recebendo reconhecimento através do prêmio Top of Mind de forma consecutiva, inclusive em 2023, a Uniplac continua a ser um pilar fundamental no cenário educacional da Serra Catarinense, inspirando gerações e impulsionando o desenvolvimento regional.

Uniplac, há 65 anos formando profissionais para um universo de possibilidades.

Confira as fotos do evento no link  https://photos.app.goo.gl/NuRbwEEKp81fAAG48

Publicado 02/04/2024