Acafe firma parcerias com universidades européias

Uma comitiva de dirigentes do Sistema Acafe - Associação Catarinense das Fundações Educacionais, está na Espanha conhecendo as universidades daquele país e novas tecnologias de ensino para aplicá-las nas universidades filiadas a Acafe. A reitora da Uniplac, professora Nara Maria Kuhn Göcks também integra o grupo, que busca propor o intercâmbio de alunos e docentes das instituições filiadas ao Sistema Acafe com instituições de ensino superior internacionais que visitam. Foi desta forma que a Acafe fechou um intercâmbio com a Universidade de La Rochelle, na França, e também está desenvolvendo um convênio guarda-chuva, envolvendo intercâmbio de professores para a realização de mestrados, doutorados e pós-doutorados, com universidades alemãs. “Dos convênios firmados, as universidades filiadas analisam posteriormente as áreas de interesse mais específicas de cada uma, para então encaminharmos propostas para assinaturas destes convênios específicos”, explica Antônio Milioli Filho, atual presidente da instituição. A visita a países de primeiro mundo, que são modelos de educação atualmente, é de fundamental importância para que a ACAFE, em suas 16 filiadas, continue sendo referência educacional não apenas no estado de Santa Catarina como no Brasil, dispondo de um sistema de educação equivalente ao das melhores universidades do mundo. A viagem encerra neste sábado - 10 de junho. Até lá os dirigentes visitam as Universidades de San Pablo, Sevilla, Cadiz, Valência, Universidade Politécnica de Valência e de Alicante. O Sistema Acafe possui mais de 30 anos e ao longo desse tempo conta com 16 instituições filiadas em Santa Catarina, sendo que quinze delas são organizadas como universidades e centros universitários, localizadas em todas as regiões do estado.