Uniplac premiou Centros Acadêmicos por projetos do Trote Cidadão

Em ato que contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Uniplac professora Zilma Isabel Peixer, do presidente do DCE Marcius Machado e da comissão julgadora, aconteceu na última semana a entrega dos prêmios aos Centros Acadêmicos que desenvolveram projetos do Trote Cidadão. De acordo com o regulamento, os Centros Acadêmicos deveriam desenvolver uma ação comunitária, como forma de praticar a cidadania entre os calouros. Segundo Márcia Costa, da Coordenação de Extensão Acadêmica, o resultado do projeto foi muito significativo, “pois além da integração entre calouros e veteranos, tivemos ações sociais relevantes como a campanha de coleta de sangue e aulas de informática para crianças, dentre outras inúmeras atividades”, destacou a professora Márcia. De acordo com o relatório apresentado pelos Centros Acadêmicos, que teve a verificação de uma comissão integrada por representante da Câmara de Vereadores – vereador Gean Vargas, um representante da Imprensa – Giuliano Pedroso e por representante do DCE – o presidente Marcius Machado, as atividades demonstraram que a relevância do trabalho social, em detrimento do trote tradicional, onde muitas vezes se chega a violência física. O curso de Medicina desenvolveu atividade junto a Escola Municipal Dom Daniel, que constou de palestra sobre nutrição, complementada por doação de alimentos para os alunos, da campanha de captação de doadores de sangue e recolheram três mil peças de roupas, que foram entregues ao Conselho Municipal de Assistência Social. O projeto do Centro Acadêmico de Sistemas de Informação foi aulas de informática para alunos da Escola Zulmira Auta da Silva, ministrando conhecimentos sobre acesso à internet e criação de correio eletrônico. O Centro Acadêmico de Ciências Contábeis fez a coleta e doação de roupas, alimentos e material de limpeza para o Asilo Lar Menino Deus. O curso de Educação Física promoveu uma gincana de atividades físicas e recreativas com alunos da EEB Belizário Ramos. O curso de Direito fez coleta de brinquedos didáticos, repassados para a Associação dos Autistas e para o Hospital Infantil Seara do Bem, e também a participação na campanha de doação de sangue, e o curso de Enfermagem entregou para a ALAM alimentos não perecíveis. Segundo Rita das Graças Muniz e Viviane Spolti, acadêmicas de Direito, “procuramos a Associação dos Autistas, pois vimos nessa entidade a grandiosidade do trabalho anônimo com pessoas especiais e onde pudemos contribuir com brinquedos didáticos. Agradecemos pelos momentos de integração que tivemos e que nos fez refletir sobre o quanto podemos contribuir para um mundo melhor”, afirmaram durante o ato em que a Coordenação de Extensão e a Comissão de Julgamento fizeram a entrega da premiação patrocinada pelo Banco Real, que constou de um cheque no valor de R$ 500,00, entregue para os representantes dos Centros Acadêmicos da Uniplac.