Os 20 anos da Enfermagem Uniplac

O Curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense comemorará neste 20 de fevereiro, com uma solenidade no Centro de Ciências Jurídicas, os seus  20 anos de existência, formando a 23ª turma, totalizando 535 egressos.

Um pouco da história do curso

O primeiro projeto pedagógico foi autorizado pelo Parecer CONSEPE n.900 de 08/09/1999 tendo iniciado as atividades em 21 de fevereiro de 2000 com a perspectiva de se constituir em forte impulso para o desenvolvimento do município de Lages e macrorregião da Serra Catarinense e vindo ao encontro da necessidade de formar profissionais com um novo perfil para atuar no Sistema Único de Saúde, melhorar a qualidade e ampliar a quantidade de recursos humanos em saúde, de acordo com as Diretrizes do Ministério da Saúde. O Curso de Enfermagem da UNIPLAC já foi reconhecido pelos órgãos legais em quatro ocasiões, nos anos de 2005, 2010 e 2014 pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e mais recentemente em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), nas quais atestou-se o comprometimento com uma educação e formação profissional de qualidade, o que foi aferido também pelos processos de avaliação externa com obtenção de conceitos de qualidade nas avaliações externas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A proposta pedagógica do Curso de Enfermagem ampara-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de enfermagem do MEC, que visa  a formação de enfermeiro generalista com capacidade de transitar desde a assistência direta à gestão do cuidado; é centrado no aluno, contemplando a aproximação com o mundo do trabalho desde os semestres iniciais. A metodologia do curso norteia-se na prática pedagógica problematizadora, a qual estimula a formação de uma consciência crítica e criativa, motivando o engajamento político profissional de alunos e professores. Os cenários de aprendizagem oferecidos vão muito além da sala de aula e incluem  laboratórios equipados, serviços de saúde como hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, ambulatórios, laboratórios clínicos, escolas, creches, campanhas de promoção à saúde, entre outros, onde os alunos têm a possibilidade de obter competências para realizar o cuidado clínico, a gestão dos setores e serviços, desenvolver pesquisa de campo e habilidades para promover educação em saúde. Inúmeras são as iniciativas realizadas no que abrange a extensão universitária.

O Curso sempre buscou e atendeu às demandas de parcerias para desenvolvimento de projetos de extensão direcionados à atenção em saúde das comunidades, relacionando-se  com órgãos públicos, privados e organizações não governamentais nos mais variados segmentos, incluindo saúde da criança, do adulto e idoso, saúde da mulher e do homem, saúde pública, gestão de serviços, vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador, educação em saúde, entre outros.

Na sua trajetória, o curso capacitou enfermeiros que obtiveram excelente desempenho em concursos para ingresso no mercado de trabalho, tanto na esfera privada como na pública, bem como para ingresso em cursos de pós graduação em nível lato e stricto sensu (Programas de Mestrado). Além da graduação em enfermagem, o curso contribuiu na formulação e execução da política institucional e na criação de seis cursos de especialização Lato sensu. Estas iniciativas foram exitosas em direção ao incremento da qualidade da Pós-Graduação Lato sensu na UNIPLAC. O curso ainda promoveu e abrigou diversos eventos científicos vinculados às secretarias municipal e estadual de saúde, ao Ministério da Saúde e às entidades de classe como Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e Conselho Regional de Enfermagem (COREn).

Atualmente, o corpo docente e discente desenvolve um macro projeto de pesquisa sobre o próprio curso, junto aos enfermeiros egressos, buscando dados fidedignos acerca dos resultados obtidos ao longo de sua existência, que em breve deverá ser ampliado para análise junto ao corpo docente e aos serviços de saúde conveniados.

Desse modo, a comunidade acadêmica que abrange o Curso de Enfermagem, incluindo os gestores da Universidade, têm vários motivos para comemorar seu aniversário de 20 anos!

Fotos: Coordenação de Enfermagem

Confira a Galeria de Fotos