Uniplac concretiza o convênio com a Universidade de Barcelona

O processo de internacionalização é um dos critérios de avaliação do MEC e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) vem desde o ano passado negociando com a Universidade de Barcelona e agora se torna a única com convênio no estado. Nessa semana, os acadêmicos e professores, receberam a visita da representante da universidade espanhola. Na oportunidade, foram apresentados os primeiros quatro cursos que serão ofertados a partir de 2020.

Com 569 anos, a Universidade de Barcelona é uma das mais antigas do mundo e é considerada uma das mais tradicionais e ao mesmo tempo inovadora. A universidade é pública e conta com mais de 60 mil estudantes além de 5,6 mil professores. O convênio fechado entre as duas universidades contempla a modalidade de bootcamp, um programa de ensino imersivo que foca nas habilidades mais relevantes de determinada área para atuar no mercado de trabalho.

Estão disponíveis aos alunos e egressos da Uniplac, quatro opções de cursos. Empreendedorismo e Inovação, Gestão Hospitalar e Serviços da Saúde, Direito Digital ou 4.0 e Transformação Digital em RH. O intuito é encaminhar os estudantes no segundo semestre letivo de 2020.

A representante da Universidade de Barcelona, professora Ivani Garcia, trouxe a proposta “Programa Internacional, Barcelona – Brasil 2020”. Para Ivani, é uma experiência única e imperdível que a comunidade da Uniplac tem para usufruir, desde a preparação, a viagem, o curso e o retorno para o Brasil. “Nós temos uma excelente estrutura para recepcionar os alunos na nossa instituição, com programação de estudo e passeio. Os estudantes serão alojados na própria universidade, justamente para fazer essa integração e imersão com a instituição.”

Desde o ano passado, as duas universidades estavam com o convênio assinado. A pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Lilia Kanan, explica que fez o contato com a Universidade para colocar em prática o convênio. “Assim que fiz contato com a Ivani, imediatamente pensamos em ter produtos para oferecer, para que se torne realidade a viagem dos nossos alunos.” Lilia destaca ainda, que em setembro do ano que vem, o desejo da Uniplac é chegar com os estudantes em Barcelona para fazer os cursos.

Pensando nas questões logísticas e financeiras, o Banco da Família foi acionado para entrar na parceria. O gerente da unidade de Lages, Rodrigo Rosa, explica que o banco possui uma linha de crédito denominada “BF Educação”, que trata especificamente do financiamento de recursos para educação. “Com taxas diferenciadas e um prazo de pagamento de até 36 vezes, se torna acessível para que os alunos, professores e interessados, possam realizar esse curso na Espanha.”

Outras informações pelo telefone (49) 3251-1022 ou no site uniplaclages.edu.br

Texto: Luan Turcati / Fotos: Amanda Scopel – Central de Notícias Uniplac (CNU)