Docente e pesquisadora da Pós-Graduação participa de Conferência Internacional

Com o tema “A construção da igualdade de gênero e dos direitos das meninas e mulheres do mundo”, uma docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), participou da Conferência Internacional da Federação Internacional das Mulheres em Carreira Jurídica (Fifcj), Conselho Alargado – Bureau. A Professora Dra. Vanice dos Santos participou da programação que ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás entre os dias 20 e 23 de novembro.

Durante a Conferência, Vanice tematizou "A ética como elemento de transformação". O texto vem do diálogo e escrita com a coordenadora da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Santa Catarina (ABMCJ/SC), na região Sul, Dra. Stella Maris de Seixas.  A docente diz que a ética de Aristóteles, de Kant, bem como as metas constantes no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, especificamente no ODS 5 e as contribuições de pensadores decoloniais, foram destacados para o estudo. “Com essa fundamentação houve a ênfase para o papel das mulheres na formação ética, sendo uma das estratégias para a superação das desigualdades”, afirma.

A Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (Fifcj) é uma organização não governamental fundada em Paris, em 1928, com o objetivo de lutar pela erradicação de todas as formas de discriminação contra mulheres e a favor dos direitos humanos. A Fifcj tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas desde 1961. Colabora com o Ecosoc, Unesco, Unicef, FAO e OIT. Além de ser associado a outras federações e associações com objetivos comuns.

A participação da Vanice é uma forma de incentivo e inserção dos Pós-graduandos no cenário da produção científica nacional e internacional, possibilitando vínculos entre pesquisadores de diferentes instituições. Nesta Conferência participantes das diversas regiões do Brasil juntaram-se aos diversos países da América do Sul, África e Europa, que enviaram os seus representantes.

Central de Notícias Uniplac (CNU) Com informações: Professora e Doutora Vanice dos Santos – Pesquisadora e docente do PPGE

Confira a Galeria de Fotos