Uniplac Inicia Ano Comemorativo dos Seus 60 Anos

Foi com muita emoção que a Universidade do Planalto Catarinense e a Fundação Uniplac, realizaram nesta quarta-feira, 17 de julho, no Teatro Marajoara, solenidade que deu início a celebração dos 60 anos desta instituição.

Na programação o lançamento do Selo dos 60 anos, que a partir dessa data estará em todas as publicações oficiais da Universidade. “Seguimos priorizando a qualidade de um ensino superior atuante e comprometidos com o desenvolvimento regional”, afirmou o Reitor Kaio Amarante que presidiu a solenidade ao lado do Presidente da Fundação Uniplac, Antônio Carlos Floriani e dos Pró-reitores Alexandre Tripoli Venção e Cristina Keiko Yamaguchi.

A escolha do Marajoara para o evento não aconteceu por acaso. Foi ali que em 6 de dezembro de 1969, formava-se a primeira turma de Ciências Econômicas e Contábeis. Passados 50 anos daquela colação de grau, esses acadêmicos pioneiros foram homenageados grifando seu nome na história da Universidade. Além deles, representando a equipe diretiva fundadora da Uniplac foram homenageados os Professores Antônio Carlos Koerich, Júlio César Malinverni e João Argon Preto de Oliveira.

As homenagens foram marcadas por instantes de muita emoção e retorno ao passado, através da apresentação do vídeo alusivo aos 60 anos da Uniplac.

Em seu pronunciamento, o orador da turma de 1969, Hetwaldo Finardi, do alto dos seus 80 anos, reafirmou a importância da formação acadêmica: “O caminho nunca está feito. Ele se faz ao andar, E é com orgulho que após 50 anos de formados estamos aqui comemorando os 60 anos da Universidade do Planalto Catarinense”. A finalizar, o Senhor Hetwaldo emocionou o público que lotava o Teatro Marajoara ao citar Fernando Pessoa: “Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido".

Nesta quinta, 18 de julho, o Poder Legislativo Lageano promove uma sessão solene para homenagear a Uniplac. Além da instituição, que receberá uma placa comemorativa, serão homenageados ex-reitores e presidentes, professor e técnica-administrativa com mais tempo de atividade e também, os primeiros acadêmicos formados.