Nesta segunda-feira, dia 8 de julho, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP UNIPLAC) em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – (CISAMA) e outros coletivos apoiadores locais, após um período de pré-incubação, realizou a Assembleia de Constituição da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do município de Urubici. O nome fantasia desta cooperativa é RECICLA URUBICI.

É mais um passo do Programa de Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, desta vez englobando os municípios de Urubici, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema e Painel.

A organização dos catadores em cooperativas permite a efetivação de contrato de prestação de serviço com as prefeituras no serviço da coleta seletiva.

O Programa de Extensão da ITCP UNIPLAC nesta ação contribui efetivamente com a inserção dos catadores no mundo do trabalho na medida em que eles tem oportunidade de trabalho e renda.

Segundo seu Estatuto Social a cooperativa se orientará pelos princípios da economia solidária, ou seja, autogestão, propriedade dos meios de produção, distribuição justa da renda, cuidado com o meio ambiente e responsabilidade com o entorno social.

Confira a Galeria de Fotos