Instituto Dorvalino Comandolli recebe os alunos do curso de Odontologia da Uniplac

Os alunos da 7º fase de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com supervisão da professora Claudia de Abreu Busato, desenvolvem um projeto para levar orientação e exames odontológicos para a população que não possui condições. Os encontros acontecem no Instituto Dorvalino Comandolli (IDC) toda sexta-feira, da 13h até às 16:30.

O projeto parte do princípio de orientação e práticas de escovação, visando à saúde bucal das pessoas. Realizado pelos alunos Maria Vaz, Silvano Ferreira, Laura Zanatta, Augusto Vieira e Karine Vieira, antes ele acontecia apenas junto ao projeto “Meu Amigo Carroceiro”, mas um pedido dos acadêmicos ele foi expandido e esse semestre abrange outros locais, como o CAPS, Centro POP e MAP. Os atendimentos ocorrem ao longo de quatro semanas em cada ponto visitado.

As ações iniciam com os acadêmicos conhecendo as pessoas e a estrutura existente. No segundo dia ocorre uma roda de conversa e é realizada para apresentação do projeto e patologias da cavidade oral, se adequando ao público alvo de cada instituição.  Já o terceiro dia é destinado para a distribuição dos kits de higiene e no quarto são feitos os exames clínicos para que possam ser encaminhados para atendimento nas clínicas da Uniplac, de forma gratuita.

O IDC foi idealizado pelo empresário Alessander Comandolli e realiza atendimentos odontológicos, terapêuticos, cursos de qualificação profissional de cabelereiro e manicure, aulas de costura industrial, artesanato, inglês, teclado, yoga e capoeira. Atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas também a população como um todo. “Nós olhamos o ser humano e não a situação que a pessoa se encontra, problemas emocionais e problemas de saúde todo mundo tem”, explica a voluntária Rosa Oliveira.

Larissa Goulart - CNU