Ex-aluno da Uniplac toma posse como Juiz Federal

O jovem lageano Anderson Barg toma posse como Juiz Federal Substituto da quarta região, no próximo mês de maio. O resultado de sua aprovação foi publicado no Diário de Justiça da União no dia 6 de abril. Esse é o coroamento de uma longa carrreira de estudos, que começou com o desejo de ser um profissional de informática, mas que ao ingressar no curso de Direito da Uniplac, em 1995, acabou se apaixonando pela ciência jurídica. “Tinha planos de me graduar na área de informática, mas por falta de condições financeiras aceitei a orientação de meu pai e fiz vestibular. Já no segundo semestre decidi que não mudaria mais de curso”, lembra Anderson. No ano de 2000 já estava cursando pós-graduação em Direito Processual Civil, também na Uniplac. Essa especialização lhe valeu a possibilidade de trabalhar diretamente com os juízes da Justiça Federal de Lages onde havia sido aprovado em concurso. Depois de tentativas em diversos concursos na esfera judicial, “pois estabeleci como meta ser um magistrado federal”, diz Anderson, o sonho começou a se tornar realidade em julho de 2005. Foi quando ficou entre os 120 classificados entre mais de três mil candidatos, na primeira “peneira”, realizada em Florianópolis. Na segunda fase foram dois dias de prova e aí lhe valeu o contato direto com os juízes, e ficou em 2° lugar entre 70 aprovados. A terceira e última etapa aconteceu em Porto Alegre e novamente Anderson mostrou todo seu conhecimento, ficando em 8° lugar. Durante essa última prova um dos juízes estava fazendo sua argüição sobre onde havia se formado. “Ao responder que era de Lages e que fiz Direito na Uniplac, outro integrante da banca examinadora, o professor Marcio Luiz Fogaça Vicari teceu comentou que conhecia a universidade e que é considerada como uma das melhores do Estado” salienta Anderson. Demonstrando humildade, às vésperas de assumir cargo tão relevante na magistratura brasileira, Anderson faz questão de agradecer, sua família, “que me apoiou em todos os momentos”. Dedica a conquista à sua esposa Adreia e seu filho Leonardo. Também aos seus colegas da Justiça Federal de Lages, em especial aos juizes Gabriela Serafin e Clenio Schulze, “que foram exemplos a ser seguidos”. Finalmente aos amigos, desde os tempos da faculdade, “onde tudo começou”, recorda emocionado. Anderson complementa fazendo uma recomendação para os alunos do Direito: “Quem faz uma universidade ser excelente ou ruim não são apenas seus professores, sua biblioteca ou suas instalações, mas primordialmente seus alunos. São eles que prestam concursos ou se destacam como profissionais liberais e que serão os agentes de divulgação da instituição onde se graduaram”. Uma família que tem paixão pelo Direito A família de Anderson Barg tem profunda relação com o curso de Direito da Uniplac. Seu pai, Udo foi aprovado no vestibular da primeira turma, no ano de 1985, porém graduou-se bacharel com a terceira turma, em 1991. A mãe Stela Maria graduou-se em Ciências Sociais na Uniplac e atualmente cursa o 10° Semestre de Direito matutino, e Anelise, a irmã caçula é médica veterinária e atualmente cursa o 4° Semestre matutino. Udo mantém escritório de advocacia em Lages juntamente com seu irmão Sido Barg e recorda do início do curso na universade, “onde participei de um dos mais disputados vestibulares do país, com mais de 60 candidatos/vaga. Foi um acontecimento marcante a abertura do curso na época”, salienta Udo. Desde então vem acompanhando tudo que acontece na instituição, como a transformação da Uniplac em Universidade e a instalação do Fórum Universitário. “Esse crescimento me deixa satisfeito e me emociona”, complementa Udo. Stela Maria Barg graduou-se no ano de 1990 em Ciências Sociais e tem pós-graduação em História. Atuou no magistério até ser aprovada num concurso da Justiça do Trabalho. “Eu e meu esposo demos prioridade para a formação dos filhos. Porém pela propria atividade que exerço na Justiça do Trabalho comecei a interessar-me pelo Direito. Como gosto de desafios fiz vestibular e fui aprovada, mas não tenho a intenção de exercer a advocacia. Fiz mais para ter conhecimentos na área jurídica, o que é importante para nós, cidadãos”, ressalta Stela Maria. Udo Barg é natural de Agrolândia, na região do Alto Vale do Itajaí. Fixou residência em Lages em 1965 quando seguia a carreira militar no 2° Batalhão Rodoviário. Casou-se com Stela Maria e tiveram quatro filhos: Jean – técnico em ótica e reside em Otacílio Costa, Christian – eng°. Químico residente em Manaus, Anderson – bacharel em Direito, Anelise – médica veterinária e estudante de Direito na Uniplac.