Seletiva das Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense acontece na Uniplac

Desde a noite desta sexta-feira (12), estão acontecendo na Uniplac, à seletiva das músicas que irão participar da 27ª Sapecada da Canção Nativa e da 19ª Sapecada da Serra Catarinense, eventos que acontecem durante a 31ª Festa Nacional do Pinhão, os trabalhos seguem até o domingo (14). Ao todo, 693 músicas de vários estados do Brasil e de países vizinhos foram inscritas e 16 composições serão escolhidas para cada um dos festivais.

Na abertura oficial da seletiva marcaram presença o vice-prefeito de Lages Juliano Polese, o Pró-reitor de Ensino da Uniplac, Alexandre Trípoli Venção, o diretor Executivo da universidade, Carlos Eduardo de Liz, o Superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Lages Gilberto Ronconi, além da Rainha e Princesas da 31ª Festa Nacional do Pinhão. Na sequencia, os jurados iniciaram a audição de todas as musicas inscritas.

Os responsáveis pela seleção das músicas são os jurados: Adriano Posai, Ulisses Arruda, Jairo Lambari, Edilberto Bergano, Juliano Lemos, Adriano Alves e André Alano. A organização é da Fundação Cultural de Lages (FCL), e tem a frente dos trabalhos a coordenação de Mário Arruda. Ele explicou o critério adotado para escolha dos jurados: “deve ser poeta consolidado, instrumentista, melodista, interprete para apreciarem melodia, letra e assim escolher bem as composições classificadas”, disse.

Adriano Posai, que já participou dos festivais como intérprete e compositor, pela primeira vez é jurado. Para ele não é um ato de julgar ou avaliar e sim apreciar as músicas: “pensar no público, na qualidade das obras, é uma honra estar maduro suficiente como profissional para estar do outro lado e não no palco”.

Para o superintendente da FCL, Gilberto Ronconi as Sapecadas se consolidam a cada ano como os maiores festivais do Brasil neste seguimento artístico: “Músicos e poetas de vários lugares nos mandaram composições, isso mostra que Lages e a Festa do Pinhão fazem sim parte do cenário nacional e internacional, sendo referência com as Sapecadas”.

Este é o segundo ano da parceria da Uniplac com a FCL para a realização das Sapecadas. “A seletiva acontecendo nas dependências da Universidade marca a história da instituição, como parceira e incentivadora da cultura serrana”, comentou o pró-reitor Alexandre Trípoli.

Confira a Galeria de Fotos