ITCP-Uniplac inicia processo de formação de Cooperativa de Catadores em Urubici-SC

A equipe técnica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP-Uniplac) iniciou as tratativas para formação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis no município de Urubici, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).

No primeiro encontro que aconteceu em 29 de março último, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal de Urubici. Um grupo de pessoas interessadas esteve presente na reunião para conhecer o projeto, que contou com a participação da ITCP-Uniplac, Cisama, Poder Público Municipal, Sicoob e Associação Agroecológica Renascer. No encontro, foi explicado como será o andamento do projeto e a importância da formação da cooperativa de catadores para o município e região, além da destinação correta dos resíduos sólidos e a geração de trabalho e renda para os futuros cooperados.

O segundo encontro foi em 06 de abril, na oportunidade foi iniciado o processo de formação com as temáticas de cooperativismo e economia solidária. A equipe técnica da ITCP apresentou vídeos sobre os temas para melhor exemplificação. Um nome para a cooperativa já foi escolhido pelos futuros cooperados, Recicla Urubici - Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis. Foram distribuídas aos integrantes, cartilhas de formação e organização de cooperativas de material reciclado, bem como gestão financeira e administrativa. Também, foram preenchidas fichas de cadastro dos presentes para organização da documentação da futura cooperativa.

Nos próximos encontros de formação serão abordados sobre o estatuto, processo de legalização da cooperativa e legislação ambiental, juntamente com instituições parceiras como a Cooperativa de Crédito Sicoob e Associação Agroecológica Renascer. A criação da cooperativa faz parte do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), instituído pelo Cisama com base na Lei 12.305 de 2010.