Aula inaugural PPGAS/2019

No dia 11 de março os novos mestrandos da turma 2019 e os demais mestrandos do PPGAS foram recepcionados pelos professores do Programa com um evento que marcou o início do ano letivo. Na oportunidade, além de reforçar a parceria do PPGAS com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi possível apresentar aos mestrandos os “Desafios interprofissionais na construção da interface em saúde e ambiente”, palestra proferida pela Profa. Dra. Nilva Lúcia Rech Stedile, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutora pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente a Dra. Nilva é professora titular do Centro de Ciências da Saúde da UCS e professora do Mestrado Profissional em Engenharias e Ciências Ambientais. Ao final do evento restou clara a inquestionável relação entre saúde e ambiente e as nefastas consequências da ação humana sobre o meio ambiente. Como registrou a Profa. Nilva, “temos apenas um planeta Terra para viver, não há outro para onde nos mudarmos. Portanto, nossas ações devem prever suas consequências e o futuro da humanidade. E o tempo não nos é favorável...”