Uniplac recebe exposição que resgata o passado de Lages

Vai até o dia 22 de março na Biblioteca Central da Uniplac a exposição “Cordel Jornalístico – A história da Serra que você não sabia”. Organizada pelo Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), em parceria com a Fundação Cultural de Lages (FCL), a mostra reproduz o que era notícia em Lages no fim do século XIX e início do século XX.

Os jornais foram selecionados a dedo pelos professores e historiadores Lenílson Maia e Felipe Reis, juntamente com o arquivista Paulo Guazzelli. A equipe do Museu realizou um trabalho de digitalização das peças, coordenado pelas colaboradoras Letícia Costa Atanásio e Andréia Rodrigues. Além dos recortes digitalizados de jornais da época, como “O Echo da Serra”, “Argos” e “Sineta do Céu”, também é possível visualizar o prelo, máquina que foi usada para imprimir o primeiro jornal de Lages, “O Lageano”, em 1883.

O arquivista Paulo Guazzelli destaca o principal objetivo da exposição, que é resgatar um passado até então desconhecido pelos lageanos: “Esses jornais falam sobre um foco que a população lageana desconhece, como por exemplo sobre os escravos, sobre o fato de que no final do século XIX a maior parte da população de Lages era negra. E outra curiosidade que muita gente não sabe é que Lages já foi capital da província de Santa Catharina, por pouco tempo, para então em seguida retornar para Desterro (atual Florianópolis), entre outras informações muito importantes para a nossa história”, comenta.

A exposição é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas, na Biblioteca da Uniplac e aos sábados das 8 às 12 horas.

Confira a Galeria de Fotos