Mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadados no 1º Correndo do AVC

Todos os donativos foram entregues aos asilos Vicentino e Menino Deus.

O primeiro ‘Correndo do AVC’, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos que foram doados para dois asilos de Lages, o Vicentinos e Menino Deus. Promovido em outubro pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em parceria com a Associação de Pacientes com AVC – Rede Serra AVC e o e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, o evento obteve sucesso total.

De acordo com a coordenadora do CER II, Elusa Camargo, o evento teve o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), por meio de atividades físicas. “Tivemos mais de 400 inscritos na corrida. A abertura foi realizada com pacientes reabilitados do CER. Contamos também com a participação do projeto da Polícia Militar intitulado ‘Pernas Solidárias’, que correram com um cadeirante”.

Todos os donativos foram entregues aos dois asilos e, ainda segundo Elusa, o evento superou as expectativas e atingiu o objetivo de conscientizar a população para a prevenção, além de, motivar a solidariedade. “Os idosos ficaram muito agradecidos e felizes com as doações, alguns queriam até ajudar a descarregar os alimentos”, conta a coordenadora.

A 2ª Marcha também foi um sucesso. Segundo Elusa “foi emocionante ver a adesão das pessoas em prol de uma causa que afeta tanta gente que é o AVC. As pesquisas mostram que em 2020, a cada seis pessoas, uma será acometida pela doença, e isso é preocupante. Uma das principais causas é a hipertensão aliada ao sedentarismo. Por isso a ideia de disseminarmos a prevenção por meio esporte”.

Como foi o “1º Correndo do AVC”

O evento foi promovido para comemorar o dia de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral, que ocorre em 29 de outubro. A competição teve dois percursos, o primeiro na distância de cinco quilômetros e o segundo, com 11 km. A saída ocorreu do estacionamento da Uniplac.

A universidade esteve inserida no evento por meio do CER com participação de seus pacientes e familiares na Marcha, e também com acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, no apoio logístico.

Texto: Amanda Scopel/ Central de Notícias Uniplac (CNU)

Foto: Arquivo pessoal/ Divulgação