Professores do Mestrado da Uniplac no I Congresso de Homeopatia nas Ciências Agrárias

Os professores pesquisadores do Mestrado em Ambiente e Saúde da Uniplac, Lenita Agostinetto e Pedro Boff, bem como representantes da Udesc (docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Produção vegetal), Uniarp, Unisul e da Epagri Lages/Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal, participaram do I Congresso de Homeopatia nas Ciências Agrárias e no Ambiente no período de 9 a 11 deste mês, em Ribeirão Preto, SP.

Ao todo, os representantes catarinenses apresentaram 24 trabalhos técnico-científicos, no formato de painel, sobre assuntos relacionados ao uso de Altas Diluições Dinamizadas em plantas. A participação foi suportada pela Fapesc, CNPQ, Capes e Rede Aquífero Guarani-Serra Geral, bolsas-projetos Programa Uniedu de Pós-Graduação e Promop-Udesc.

O evento proporcionou discussão sobre a terapêutica homeopática na agricultura, pecuária e ambiente proporcionada por quatro conferências e 16 palestras em mesas-redondas, que abordaram os seguintes tópicos: Quem regula, quem ensina, quem recomenda e quem usa homeopatia; Registros de produtos; Ensino em homeopatia; Organização institucional e os conselhos de classe; Transdisciplinaridade e proposta de núcleos interdisciplinares de prestação de serviços (NIPS); Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil; Avanços e entraves tecnológicos na Agrohomeopatia; Experiências de campo na Agricultura; One world- one health; Pesquisa básica em homeopatia; Emergia-O que é e para que serve; Experiências de campo na Veterinária – estudos de caso e ensaios clínico-epidemiológicos.

O evento foi essencial para aprimorar conhecimentos e fomentar discussões a respeito da Homeopatia que tem, cada vez mais, conquistado espaço na comunidade técnica e científica.

Por ocasião da assembleia, os participantes do I Congresso de Homeopatia nas Ciências Agrarias e do Ambiente deram início a formação da Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura, Pecuaria e Ambiente com participação ampla de todos os setores envolvidos.

O próximo evento ocorrerá no mesmo município no período de 30 de outubro a 01 novembro de 2020, onde os pesquisadores representantes de cada Instituição acima citadas já confirmaram participação.

Foto: Arquivo Pessoal.