Ginásio esportivo: a grande obra da vez na Uniplac

A nova estrutura, que é financiada com os recursos da própria universidade, vem contribuir com a prática esportiva e atividades dos cursos

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) está passando por melhorias na sua estrutura, mas isso já não é novidade. A grande obra da vez é o seu ginásio de esportes, que está em fase inicial de construção.

Ela é financiada com recursos próprios da universidade e abrigará uma quadra com dimensões oficiais. De acordo com o Engenheiro Civil responsável, Sérgio Todeschini, o ginásio é uma obra de concreto pré-moldado, com cobertura metálica. A primeira parte da construção foi à substituição do solo e estaqueamento da estrutura.

A intenção é de que até o final do mês de novembro a parte estrutural esteja finalizada, para, então, serem concluídos outros passos, e também da aquisição da quadra.  A expectativa é que até a metade do ano de 2019 ela esteja concluída para que e os acadêmicos possam utilizar para a prática das atividades.

O reitor, Kaio Amarante, diz que o ginásio de esportes vem para suprir algumas carências. “Ele é fruto de um anseio e uma dívida que a Universidade tinha com o curso de Educação Física, mas não só com ele, também com os cursos da área da saúde, porque entendemos que são cursos com uma ligação muito forte. Ele é um ginásio de treinamento e será todo plotado, não será como aqueles que estávamos acostumados com o concreto exposto. Ele será um ginásio muito cômodo e muito simpático. Ele servirá tanto para o treinamento das equipes patrocinadas pela Uniplac, como também para a parte pedagógica”, explica.

Toda a Uniplac será beneficiada com este novo espaço. No entanto, certamente, o curso de Educação Física é o que aguarda ansiosamente por isso. Para a coordenadora do curso, Andreia Borssatto, a expectativa quanto ao ginásio é boa. “Ele será muito importante para o curso, mas principalmente para a Uniplac e para a comunidade acadêmica, pois, com ele, será possível realizar as atividades do curso, dentro da própria instituição, além de poder oferecer mais programas de extensão”.

Ainda segundo Andreia, ter essa estrutura sendo construída é um sonho realizado. “Todo profissional sonha em ter uma estrutura de qualidade para desenvolver seu trabalho. É gratificante ter essa nova estrutura, pois é um sonho que será concretizado. A Uniplac sempre ofereceu suporte para o desenvolvimento das atividades, mas, agora, com esse espaço dentro da própria universidade, melhora ainda mais o nosso trabalho”, ressalta.

Além disso, a coordenadora explica que o ginásio trará um enorme benefício à Uniplac. “Professores, alunos, comunidade, todos irão ganhar com isso. Esse ginásio é uma batalha para todos nós do curso. Eu assumi a coordenação há pouco tempo, mas tem professor que viu o curso nascer, e é uma vitória para todos que já passaram por aqui”, conclui ela.

E o reitor já planeja o beneficio futuro do ginásio. “Nós já estamos pensando em montar escolinhas das modalidades apoiadas pela Uniplac, que serão tocadas pelos atletas e também pelos nossos alunos”. E Amarante enfatiza, “que esse ginásio possa contemplar toda a comunidade. O ginásio é da Uniplac para a comunidade.”.

Texto: Gabriela Sassi / Assessoria Uniplac | Fotos: Fernanda Zanella / Assessoria Uniplac