Professoras de Biomedicina participam de capacitação

Duas professoras do curso de Biomedicina da Uniplac, representaram a Universidade durante a Capacitação dos Conselhos Municipais de Saúde. Ambas são Conselheiras, representando a comunidade científica, nomeadas pelo Decreto Municipal nº 16.819, de 10 de maio de 2017. Também participaram os alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e do Mestrado em Ambiente e Saúde. Os encontros ocorreram na última quarta-feira (24),

Durante a capacitação foram debatidos assuntos relacionados ao controle social junto ao Sistema Único de Saúde e foi apresentada a legislação relacionada às funções dos conselheiros.  A Lei 8.142/1990, art. 1º, § 2º destaca que: “O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera de governo”.

Vale lembrar para a comunidade científica que as reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Saúde ocorrem na segunda quarta-feira de cada mês, das 08h30 às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, sempre aberta à participação popular.

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática