Conscientização para o AVC por meio da atividade física

Para comemorar o dia de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), 29 de outubro, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em parceria com a Associação de Pacientes com AVC – Rede Serra AVC e o e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, promoveram a 2ª ‘Marcha do AVC’ e o 1º ‘Correndo do AVC’, no último sábado (27).

De acordo com a coordenadora do CER, Elusa Camargo, a intenção do evento foi sensibilizar a sociedade da importância da prevenção ao AVC, por meio de atividades físicas. “Tivemos mais de 400 inscritos na corrida. A abertura foi realizada com pacientes reabilitados do CER. Contamos também com a participação do projeto da Polícia Militar intitulado ‘Pernas Solidárias’, que correram com um cadeirante”, conta.  

A competição teve dois percursos, o primeiro na distância de cinco quilômetros e o segundo, com 11 km. A saída ocorreu do estacionamento da Uniplac.

Ainda de acordo com a coordenadora do CER, a 2ª Marcha também foi um sucesso. “Foi emocionante ver a adesão das pessoas em prol de uma causa que afeta tanta gente que é o AVC. As pesquisas mostram que em 2020, a cada seis pessoas, uma será acometida pela doença, e isso é preocupante. Uma das principais causas é a hipertensão aliada ao sedentarismo. Por isso a ideia de disseminarmos a prevenção por meio esporte”.   

A Uniplac esteve inserida no evento por meio do CER com participação de seus pacientes e familiares na Marcha, e também com acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, no apoio logístico.

Texto: Gabriela Sassi/ Assessoria Uniplac

Foto: Central de Notícias Uniplac (CNU)

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática