Mobilização na Uniplac para doação de Sangue

A Uniplac está mobilizando a comunidade acadêmica para o Dia de Doação de Sangue. Será na próxima quarta-feira, 05 de abril, quando uma equipe do Hemosc estará no Centro de Ciências da Saúde (CCS) para coleta, no horário das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Pelas condições técnicas e manutenção do estoque mínimo no Hemosc a mobilização deverá reunir um grupo de 100 doadores, entre acadêmicos e técnicos administrativos da Universidade. Uma doação pode ajudar até quatro pacientes que dependem de sangue para sobreviver, assim sendo, a Uniplac está ajudando a salvar cerca de 400 vidas. “Nossa proposta é estimular para que todos tornem-se doadores habituais do Hemosc”, disse Márcia Costa, da Coordenação de Extensão Acadêmica da Uniplac. O procedimento para a doação de sangue é muito simples. Depois de passar por uma entrevista que avalia se o voluntário está dentro das condições ideais de doação, é retirada uma bolsa com aproximadamente 450 ml de sangue. Todas as etapas duram cerca de 30 minutos e o doador estará realizando um ato solidário essencial para o tratamento dos pacientes do Hemosc. “Todo o material utilizado para a coleta do sangue é descartável e o doador não corre nenhum risco”, comenta Carmen Ramos Muniz, assistente social do Hemosc de Lages. O material coletado ainda passa por exames de doenças com hepatite B e C. Qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, em boas condições de saúde, e que esteja pesando mais de 50 kg pode doar sangue. De acordo com o Hemosc, não podem ser doadores aqueles que estão com gripe ou febre, fizeram ingestão de bebidas alcoólicas no dia anterior à doação, fizeram tatuagem em um período de até um ano antes da doação, já fizeram uso de drogas injetáveis, estejam com doenças infecto-contagiosas, tiveram hepatite após os 10 anos de idade e mulheres grávidas.