Processo de bolsas de estudos fica mais transparente

A partir de agora, toda comunidade acadêmica poderá ter acesso a lista de beneficiados com qualquer modalidade de bolsa de estudos. Da mesma forma, os alunos têm a possibilidade de denunciar casos que não estejam de acordo com os requisitos solicitados para o recebimento do benefício. O objetivo é dar mais transparência ao processo e conceder bolsas àqueles que realmente necessitam. Para isso, nessa semana foi criado na página da Uniplac na internet, meios que tornam possível a realização dessas duas ações. Para a verificação da lista de bolsistas, é preciso acessar o item ‘Alunos com bolsas em 2009’ no menu ‘Publicações’. Já para a denuncia, o interessado deve entrar no ‘canal direto’, com seu código e senha, e procurar pelo item ‘denuncias – bolsa de estudo’. De acordo com a diretora administrativa, Andréa Mello, qualquer pessoa pode fazer a denuncia quando souber de algum caso que não esteja dentro dos critérios solicitados nos editais. Ela lembra que para denunciar é preciso que haja a identificação. “Temos que saber quem denunciou para depois darmos um retorno a essa pessoa”. A diretora salienta que essa foi uma solicitação feita pelos próprios alunos. “Só queremos tornar as coisas justas. E que essas denuncias não sirvam de retalhação contra colegas”, salienta. Andréa afirma que o beneficio não será retirado de imediato. Depois da denuncia recebida, toda a documentação do processo será revisada pelo Setor de Atendimento ao Estudante (SAE). Uma assistente social e a pessoa responsável pelas bolsas farão uma visita ao aluno denunciado. Só depois da constatação de irregularidade é que será retirado o beneficio do estudante.