Professora da Uniplac ministra curso na Rede Cegonha da Serra Catarinense

Com o objetivo de passar os conhecimentos sobre a shantala e o banho de ofurô, a professora do curso de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) Dayane Cristina Vieira, foi chamada pala coordenadora da Rede Cegonha da Serra Catarinense, Daniela Rosa de Oliveira, para um minicurso de capacitação da equipe multiprofissional em saúde.

As técnicas são desenvolvidas de forma gratuita pelos acadêmicos da Uniplac em algumas unidades básicas de saúde de Lages, sob a coordenação de Dayane.

As técnicas ofertadas neste minicurso têm por finalidade principal desenvolver as habilidades destes profissionais para a prática ser ampliada em toda serra catarinense, e tem como objetivo a interação mãe-filho.

Segundo Dayane, a técnica pode e deve ser aplicada por toda mãe em seu bebê, pois o toque sutil e carinhoso é capaz de aliviar cólicas e insônias, equilibrando o bebê físico e emocional. O método foi trazido para o ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer em 1976 e introduzida no Brasil pela Fadynha em 1978.

A Rede Cegonha Serra Catarinense está classificada entre as 45 melhores do laboratório de aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pelo Ministério da Saúde. O curso ocorreu no Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM).

Foto: Arquivo Pessoal