Leoas ficam em quarto no estadual de basquete sub-19

Equipe lageana venceu duas vezes o time de Chapecó, que acabou campeão

O presente do basquete lageano se reencontra com a sua história gloriosa graças às meninas da equipe Leoas/Liga Serrana/Uniplac, que fizeram com que Lages não ficasse de fora do campeonato estadual em 2018. Sem equipes masculinas disputando o Sub 19, apesar do vice-campeonato da APABLA no ano passado, coube ao time feminino formado pela união da Liga Serrana de Basquete, da Uniplac e das Leoas da Serra manter Lages no mapa do basquete catarinense.

Mesmo formado às vésperas de se iniciar o campeonato, o desempenho da equipe lageana foi honroso. Na fase classificatória, elas se classificaram no grupo que também tinha as potências Itajaí e Chapecó. No quadrangular final, realizado em Chapecó entre quinta-feira e sábado da semana passada, elas disputaram de igual para igual com as donas da casa e com Joinville e Jaraguá, também escolas tradicionais de basquete feminino.

No jogo de quinta, dia 4 de outubro, as Leoas perderam para Jaraguá por 67x49, enquanto Chapecó venceu Joinville por 87x79. Na segunda rodada, na sexta-feira, Jaraguá bateu Joinville por 55x27, enquanto Leoas e Chapecó fizeram o jogo mais equilibrado e emocionante do quadrangular, com vitória das Leoas por 74x68. Assim, com exceção de Joinville, as outras equipes tinham chance de título na última rodada, jogada sábado de manhã, no ginásio da Polícia Militar.

Em caso de vitória, as Leoas esperariam o resultado de Chapecó x Jaraguá para saber se ficariam com o título. Mas o cansaço do esforço da noite anterior, quando venceram as donas da casa, e as atletas com lesões no tornozelo, Mickaela e Nathalia, pesaram além da conta e Joinville venceu por 75x52. No jogo de fundo, Chapecó venceu Jaraguá por 74x55 e ficou com título no saldo de cestas, critério que também tirou o terceiro lugar das Leoas. Assim, Chapecó comemorou a conquista, enquanto Jaraguá levou o vice e Joinville o terceiro lugar.

A maior medida do bom desempenho do Leoas/Liga Serrana/Uniplac é o confronto direto com as campeãs chapecoenses em toda a competição. Na estreia de ambas as equipes, ainda com o time de Lages bem desfalcado, Chapecó venceu por 52x40. Mas nos outros jogos, vitória das Leoas: 63x61 na fase classificatória e 74x68 no quadrangular. A equipe formada a partir dops contatos do presidente da Liga Serrana de Basquete, Kalu Barbosa com o basquete de sua terra natal, Tupã, e com o apoio da Uniplac e da FME, agora aguarda para saber se terá mais calendário em 2018 e como ficará o projeto para 2019.

Texto: Assessoria Leoas da Serra

Foto: Nanda Zanella

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática