Universidade completa 10 anos

Há, exatamente, uma década, foi instalada formalmente a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Em 27 de julho de 1999, a Uniplac foi reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura como Universidade, depois de 40 anos de ensino superior na região. Atualmente, a Universidade tem 31 cursos de graduação e 28 de pós-graduação. Além de Lages, São Joaquim e Santo Amaro são municípios que contam com uma unidade da instituição, formando uma comunidade acadêmica com cerca de 4,2 mil alunos, 530 professores e 180 técnicos administrativos. A Uniplac proporciona a formação humana através do ensino, da pesquisa e da extensão, com trabalhos executados diretamente com a comunidade, visando o desenvolvimento humano regional sustentável. Os aspectos econômicos, políticos, sociais, educacionais, culturais e ambientais são amplamente abordados por oito projetos, sendo eles nas seguintes áreas: saúde, jurídica, mercado de trabalho, bolsas de estudos, atividades artísticas e culturais, ação comunitária, atendimento ao idoso e aos portadores de necessidades especiais. Por ano, são atendidas aproximadamente 48 mil pessoas.