Alunos da rede estadual de ensino aprendem informática na Uniplac

Eles são em cerca de 20 alunos, com idade entre 10 e 16 anos. Mesmo no período de férias escolar, os estudantes da Escola Estadual Visconde de Cairu, do bairro Vila Nova, não deixaram de freqüentar as aulas de informática do projeto de extensão Alfabetização Digital, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Já pensando do futuro profissional, o jovem Robson Soares, de 15 anos, diz aproveitar cada minuto de aula. “Tenho que aprender tudo, porque vou precisar quando for em busca de emprego”. Não diferente de Robson, no quesito aproveitamento, está o acadêmico da segunda fase de Sistemas da Informação, Rodrigo Chaves. O estudante, que nesse caso é professor, afirma que a experiência de ensinar está sendo muito importante para sua formação. “Essa é a primeira vez que dou aula. Ao mesmo tempo em que aprendo, estou ensinado, é gratificante”. As aulas de informática básica, que compreendem o excel, apresentação, editor de texto e internet, acontecem duas vezes por semana. O trabalho de inclusão digital dos alunos carentes é coordenado pela professora Viviane Duarte Bonfim. Para o próximo semestre, será oferecida a oportunidade de mais um aluno/bolsista participar do projeto.