Colegiado de Enfermagem debate novas formas de avaliação

Os professores do curso de Enfermagem participaram de um debate com a Dra. Silvana Silveira Kempfer, sobre diferentes métodos avaliativos que podem ser aplicados aos acadêmicos

Estudo sobre os diferentes tipos de avaliação, esse foi o tema que norteou o debate que os professores do curso de enfermagem tiveram na noite de quinta-feira (23) com a professora convidada, Dra. Silvana Silveira Kempfer, que atua na graduação e pós-graduação de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apresentando diferentes métodos avaliativos, Silvana realizou uma troca de experiência com os professores presentes, “temos que introjetar a avaliação, para que possamos realmente avaliar o aluno e não somente fazer um teste”, afirmou Kempfer.

A ideia de realizar essa preparação para os professores veio do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Enfermagem, com o intuito de qualificar ainda mais os docentes presentes no colegiado do curso, “já que muito dos professores do curso tem formação profissional e não pedagógica, e assim podemos melhorar a nossa forma de avaliar os nossos acadêmicos”, declarou a Coordenadora do curso de Enfermagem Prof. Ma. Andreia Cristina Borges.

Entre os métodos apresentado por Silvana, a Avaliação Criativa foi o que mais se destacou, nela a avaliação é feita por meio da internet, onde o aluno entra em uma sala virtual e responde as questões (em sua grande maioria interpretativa) apresentadas, podendo consultar o que considerar mais adequado. “Assim o acadêmico desconstrói o pensamento de que a avaliação é uma atividade ruim”.

O diálogo e o estudo deste tema são muito importantes, pois assim como afirma a Dra. Silvana os alunos não devem ser avaliados somente por um conceito ou uma nota, mas sim, pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que apresentam durante as aulas, para que assim, a academia possa formar profissionais completos que saibam trabalhar em equipe e desempenhar seu papel na sociedade. “Precisamos de profissionais que levantem todo dia com vontade de fazer a diferença na sociedade, e a avaliação faz parte disso, pois uma boa avaliação da uma boa educação para o acadêmico”.

Andreia relatou que o diálogo dos professores com a professora Silvana foi muito importante para todos, pois fez pensar nas diferentes formas de avaliação e trouxe principalmente “uma reflexão na hora de construir a avaliação, pois não é uma um ensino unilateral, o aluno também faz parte do ensino, por isso o professor também deve conhecer o aluno para melhorar os métodos avaliativos”.

Texto e fotos:CNU/Francisco Ramos

Confira a Galeria de Fotos